quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Gorjetas ficam isentas de ICMS no Estado do RJ.



  Os tradicionais 10% deixados como gorjeta em bares e restaurantes ficarão livres da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A novidade, anunciada ontem pelo governo do estado, foi publicada no Diário Oficial de 06/02/2013. A cobrança do tributo passará a ser feita somente sobre a bonificação que exceder os 10%.

            Antes da edição da medida, toda a gorjeta era taxada, diminuindo o valor a que tinham direito os garçons e demais funcionários dos bares e restaurantes. De acordo com o governador Sérgio Cabral, essa foi uma forma de apoiar o setor, em conjunto com outras medidas, a fim de preparar o Rio para os grandes eventos que sediará, como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, este ano; a Copa de do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016.

            Outra medida adotada recentemente foi o incentivo dado aos bares e restaurantes, que reduziu a taxa de ICMS de 4% para 2%. De acordo com o governo, os benefícios aumentam a chance de empregos no setor.

Nessas condições, caso o leitor queira obter maiores informações, o escritório FERREIRA & CAILLEAUX Advogados Associados estará à disposição para maiores esclarecimentos nos telefones (21) 3553-2412 ou (21) 3045-7193 ou através do e-mail fcx@ferreiracailleaux.com.br.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário